25 de outubro de 2010

Mudar é preciso

O Criador, na Sua inteligência suprema, estabelece que Dele surjam seres com potencial infinito de crescimento através de mudanças constantes e poder conhecê-Lo na glória da existência e consciência do todo.Nada está totalmente parado. Tudo muda com o passar do tempo que não podemos parar. Desde a matéria mais bruta, passando pelas combinações químicas, as organizações biológicas, as elaborações psíquicas, até os conhecimentos e o saber espiritual, às verdades mais sutis.
Tudo está em constante transformação e não podemos ainda saber para onde o progresso nos levará.Tudo é mudança e movimento. A matéria vibra em ondas, radiações, partículas elementares, átomos e moléculas. São giros, deslocamentos, emissões e combinações incontáveis que percebemos apenas os aspectos maiores das suas manifestações.
Trocamos, sem cessar, com o meio ambiente, substâncias como o oxigênio, a água, o carbono dos alimentos e os devolvemos à natureza transformados, como o gás carbônico e diversos resíduos orgânicos.Os constituintes básicos do nosso corpo foram formados no núcleo das estrelas, devolvidos ao espaço sideral e reaproveitados na formação de novos mundos como a própria Terra, onde a vida pode se desenvolver.
Conhecemos bem os ciclos terrestres do ir e vir. A água suja dos esgotos se torna limpa e até potável novamente para ser reaproveitada. Muitos átomos já fizeram parte de diversos vegetais e animais e, hoje nos sustentam a base orgânica. Continuarão, sem parar, novos ciclos em novos seres, futuro afora.
No organismo, trilhões de células se renovam dando origem a outras em diversos órgãos. Trocamos a pele a cada trinta dias, os glóbulos vermelhos a cada cem. Após sete anos, temos quase um corpo renovado. O sangue é movimentado pelo coração e pelos músculos do corpo todo oitenta vezes por minuto, mais de cem mil vezes por dia, quarenta milhões por ano, três bilhões numa vida de 75 anos. A orquestra da vida é ação sem parar!
Produzimos substâncias que atuam e são degradadas a cada instante. Com as emoções liberamos adrenalina que aumenta o ritmo cardíaco, a pressão, o consumo de oxigênio, a visão e até nossa força. Em seguida ela é modificada e novo equilíbrio se estabelece. Sem percebermos somos um laboratório ambulante onde nervos e substâncias fazem todo tipo de ação e reação dentro de nós, mantendo a vida.
Evoluímos fisicamente, desde animais muito primitivos até o que somos hoje, pela ação constante do tempo que nos seleciona cada vez mais rumo à plenitude. Com um cérebro cada vez mais complexo, dos grunhidos e gritos chegamos à fala e à linguagem. Das emoções primitivas atingimos a capacidade de pensar, raciocinar e escolher, abstrair e intuir. Conheceremos, futuramente, novas formas de comunicação.
Somos ainda muito pequenos na imensidão do universo. Fugazes na infinidade do tempo. Mas tão importantes nos planos do Criador que não podemos mais deixar de existir. Segundo Sua lei: nascer, viver, morrer e renascer. Mudamos sempre na Sua direção.

Dr. Roberto Romano.

Nenhum comentário: