23 de fevereiro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REENCARNAÇÃO



Temos de reconhecer que a reencarnação ainda não está comprovada pelos cânones da Ciência, porque esta faz a exigência de que os fenômenos se repitam, que o pesquisador os possa provocar e controlar para observar, entender e explicar. A reencarnação, porém, é um processo de vida espiritual, transcende ao campo físico e não o podemos fazer parar ou repetir, para que o observemos. Mas há delas evidências em todos os povos, tempos e lugares e fatos, aqui e acolá, a estão sugerindo sempre.

Há, pois, atualmente, em favor da reencarnação fortes evidências observacionais, obtidas por rigorosos métodos científicos. Assim são as tendências e vocações, especialmente as que atingem alto grau de manifestação sem ajuda especial, como nos autodidatas, ou nas crianças precoces ou prodígio.

Henri Poincaré, célebre matemático francês (1854-1912) não era espírita, mas afirmou que os gênios matemáticos trazem um "talento congênito" Ou seja, já vêm feitos". Como explicar isso sem a existência e qualidades do espírito, pois já vimos que caracteres psicológicos não se herdam nem se transmitem?

E a eclosão do gênio se dá mesmo quando o meio também não ajuda, como no caso do jovem sergipano Carlos Matheus, pobre, estudante de escola pública, que, com 19 anos apenas, conseguiu um feito inédito: obteve os títulos de Mestre e Doutor em Matemática num dos melhores centros de formação da América Latina, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e planejava ir para Paris, através de bolsa de estudo, para realizar curso de pós-doutorado. Por que esse "talento congênito"? Só a reencarnação pode explicar: é um espírito que se dedicou particularmente por séculos ao estudo da matemática e o revela em sua aptidão natural.

Significativos, também, são os casos de síndrome de savant, como estes, registrados por Mundo Espírita, de setembro/2004:

- Alonso Clemons, que, não obstante a debilidade mental severa, a ponto de não se alimentar sozinho e nem mesmo amarrar seus sapatos, desde criança mostrava capacidade excelente de esculpir animais e, ao vê-los na tela da tevê, podia reproduzi-los em 3 dimensões. Acabou por conquistar renome no meio artístico e aceitação pela sociedade;

Leslie Lemke, nascido prematuro em Milwaukee, 1952, e rejeitado pela mãe por ser portador de deficiência cerebral, vindo a ficar totalmente cego devido a glaucoma. Adotado por May Lemke, mãe de 5 filhos e por ela criado com amor, veio a revelar admirável capacidade de memória para repetir diálogos inteiros e, ao ouvir o Concerto nº 1 para piano, de Tchaikowski, o repetiu com maestria, sem jamais ter estudado esse instrumento musical, acabando por ser concertista de fama mundial.

De onde vem essa sabedoria especial senão da encarnação anterior? E não ficou sujeita às demais limitações expiatórias sofridas pelos reencarnados, porque não foi com elas que se comprometeram em erros e enganos no passado, permanecendo área de livre uso, na perfeita justiça divina.

Também são evidências sugestivas da reencarnação os anúncios que são feitos, em sonhos ou através de revelações mediúnicas, de que alguém está prestes a reencarnar. Às vezes, a futura reencarnação é percebida por via anímica, quando alguém toma conhecimento do fato por si mesmo. E ocorrem casos em que, quem está desencarnando, anuncia que irá reencarnar futuramente; crianças agonizantes, com informação assim, consolaram seus pais ante a inevitável partida.

Outro dado significativo que se obtém, às vezes, é a identificação dos reencarnados pelas marcas de nascença, correspondentes a ferimentos sofridos na encarnação anterior. Também se notam, por vezes, o comportamento e conhecimentos iguais aos da pessoa reencarnada, e ainda o reconhecimento de pessoas, coisas e lugares da vida anterior, evidenciando a permanência da individualidade com suas faculdades e conhecimentos, a memória extracerebral.

Temos, ainda, as lembranças de encarnações vividas, que podem ocorrer espontaneamente, mesmo em sonhos, ou serem provocadas. A dificuldade está, às vezes, em se fazer a comprovação histórica do que foi lembrado, porque, se a referência é a vida de pessoas muito conhecidas e destacadas, o fato poderá ser atribuído a conhecimentos subconscientes, obtidos em leituras prévias ou pela sugestão. E, para o caso de vidas apagadas, sem qualquer destaque, não existirem registros adequados ou terem sido destruídos ao longo do tempo ou por acidentes e calamidades.

Não obstante, essas lembranças continuam sendo motivo de muitas pesquisas e até houve indícios bem comprovados em alguns casos, sendo famoso o de Shanti Devi, nascida a 11 de dezembro de 1926, na Índia, que, investigada por autoridades, aos 4 anos de idade, comprovou, por suas vivas lembranças espontâneas de fatos e reconhecimento de pessoas da existência anterior, ser a reencarnação de Ludgi Devi, uma senhora casada, que desencarnara um ano antes, a 4 de outubro de 1925.

Entre os pesquisadores atuais das lembranças espontâneas, merecem citação especial Hemendras Banerjee, da Universidade de Rajastan, Jaipur, na Índia, e Ian Stevenson, que foi Diretor do Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia (EUA), autor de 20 Casos Sugestivos de Reencarnação. Ambos parecem concordar que, geralmente, as recordações de vidas passadas se dão nos casos em que houve pouco intervalo entre as duas reencarnações, porque a vida anterior se interrompera por acidente, assassinato ou ainda na infância.

Quanto às lembranças provocadas pela hipnose, muitos são os pesquisadores atualmente, porque abre campo para a cura de problemas psicológicos (traumas, complexos, fobias, aversões), cujas causas estão nesse passado mais remoto, tornando-se um tratamento possível e válido, que vence bloqueios, esclarece e abre novos horizontes na existência.

As lembranças provocadas por hipnose podem começar chegando até a vida intra-uterina (memória pré-natal), mas, depois, regredir ainda mais, para as memórias da vida anterior. A americana Virgínia Tighe, em 1952, submetida à hipnose, lembrou haver sido, cem anos antes, uma irlandesa chamada Bridey Murphy, recordando costumes e tradições que não poderia normalmente conhecer, caso que mereceu manchetes e estudos.

Uma nova técnica psicológica foi criada pelo Dr. Morris Netherton (EUA), para obter a regressão da memória em estado de lucidez, sem ser por hipnose, com finalidade terapêutica, denominada inicialmente TVP (Terapia de Vidas Passadas) e, depois, TRVP (Terapia Regressiva de Vivências Passadas), porque pode não se referir a reencarnacões, mas a lembrancas anteriores desta mesma existência.

Entendia Hernani G. Andrade que, em todos esses casos, se trabalha com a memória extracerebral, com os arquivos do espírito, e evidências observacionais, obtidas por rigorosos métodos científicos.

Ao término destas consideraões em torno do tema, a reencarnação se nos apresenta como uma das leis fundamentais da vida. Sábio processo estabelecido pela providência divina para a continuidade da existência, assegurando a evolução. Alavanca de progresso que esclarece o passado, entrosa-o com o presente e descortina possibilidades futuras.

Inegável o seu valor filosófico e muito grande o seu efeito moralizador, quando somado ao conjunto de informaçôes que o Espiritismo oferece, revelando a reencarnação como freio e estímulo, ao mesmo tempo, para a ação humana, uma vez que ensina não só a não fazer o mal para não receber a conseqüência infeliz, mas a também fazer o bem para receber o resultado felicitador.

Conhecimento que traz compreensão e consolação para todas as situações da vida, demonstrando que toda experiência é útil e necessária, e o resgate é sempre justo e redentor.

Informação que encaminha para a fraternidade, favorecendo a convivência familiar, e fazendo da humanidade uma grande família. Que beneficia a vida e a ordem na sociedade, evidenciando a utilidade de cada qual em seu setor e o dever de se respeitarem os direitos e oportunidades do próximo.

E, ainda, nos estimula ao progresso incessante, animando-nos a lutar sempre pelo melhor, estudando constantemente e construindo não apenas para o dia de hoje, mas para o amanhã da humanidade e nosso, porque para aqui retornaremos pela reencarnação.



Therezinha Oliveira

http://www.comunidadeespírita.com.br/



  Comments: 03

3 comentários:

Anita disse...

Eva, sou espírita há muitos anos. Para mim os ensinamentos espíritas me ajudaram a ser uma pessoa melhor, sem medo da morte e mais consciente da minha responsabilidade com meu crescimento. Ótimo o artigo. Esclarece bastante.

EVA-RN disse...

Anita

Obrigada pela visita. Bjs.

Anônimo disse...

lol